
Quiropraxia
Manipulação da Quiropraxia : Este termo refere-se a uma grande variedade intervenções manual e mecânica que podem ser de velocidade alta ou baixa; alavanca curta ou longa; alta ou baixa amplitude; com ou sem recuo. Os procedimentos são geralmente dirigidos a articulações específicas ou regiões anatômicas. Um ajuste pode ou não envolver a cavitação ou inibição de uma articulação (abertura de uma articulação dentro de sua zona de parafisiologia geralmente produzindo uma característica audível "click" ou "pop"). O denominador comum para as várias intervenções de ajuste é o conceito de remoção de disfunções estruturais das articulações e músculos que estão associadas a alterações neurológicas. A profissão de quiropraxia refere-se a este conceito como um "subluxação." Este uso da palavra subluxação não deve ser confundido com uso anatômico preciso do termo, que considera apenas as relações anatômicas.
THRUST :Tecnicas ajustivas ou "Thrust" de baixa amplitude e alta velocidade ( TABAAV) , associadas a um conjunto de terapias físicas, manipulativas , corretivas e de reabilitação traumatológica e ortopédica. O TABAAV (HLVA - High Velocity Low Amplitude Thrust), na prevenção, primária, secundária e terciária, em conjunto promovendo orientação e educação ao paciente , também empregando recursos fisioterapeuticos associados.
Manipulação e Mobilização: Durante o movimento articular, três barreiras ou o movimento final pode ser identificado. O primeiro é o intervalo final ativo, que ocorre quando o paciente tem músculos que controlam maximamente a articulação em um vetor direcional especial. Neste ponto, o clínico pode mover a articulação de forma passiva para uma segunda barreira chamada de faixa final passiva. Movimento até esta barreira é denominado espaço fisiológico da articulação. Para além deste ponto, o praticante pode mover a articulação para o seu espaço parafisiológico. A terceira barreira encontrada é a faixa final anatômica. O movimento para além desta faixa irá resultar em ruptura dos ligamentos da articulação.
Manipulação: Movimento passivo de pequena amplitude e de alta velocidade, onde move-se a articulação para a faixa parafisiológica. Isto é acompanhado por cavitação ou alterações repentinas da articulação, o que resulta em um fenômeno de vácuo intra-sinovial, conceito que envolve a separação de gás a partir de fluido. Geralmente acompanhada por um “pop” ou “click" audível, foi demonstrado um aumento da mobilidade articular em relação à mobilização sozinho. Este aumento no movimento dura por um período refratário de 20 a 30 minutos, período durante o qual uma cavitação adicional da mesma articulação não irá ocorrer.A manipulação é um impulso dinâmico passivo que causa cavitação e tentativa de aumentar a amplitude de movimento da articulação manipulada.
Mobilização: movimento passivo dentro do espaço articular fisiológico administrado por um clínico com o objetivo de aumentar a escala total do movimento articular.